Termos médicos sobre a Próstata

08-04-2019 16:57
Bexiga hiperativa: síndrome caracterizado por urgência com ou sem urgincontinência, polaquiúria e notúria.
 
Hiperplasia benigna prostática (HBP): é um diagnostico histológico. Por razões práticas e de tradição significa próstata com aumento benigno de volume.
 
Próstata com aumento de volume benigno: é um diagnostico de presunção, baseado no tamanho da próstata, avaliada com o toque retal, ecografia e PSA.
 
Obstrução prostática benigna (OPB): é usado quando a obstrução foi baseada em estudos de pressão fluxo ou é sugerida, por urofluxometria, com padrão de obstrução associado a aumento de volume prostático benigno.
 
Barragem infravesical (BIV): é o termo genérico usado para todas as formas de obstrução, abaixo da bexiga (ex: aperto da uretra).
 
O IPSS: é um questionário usado para avaliar três sintomas relacionados com a armazenagem (frequência, notúria e urgência) e quatro sintomas relacionados com o esvaziamento (sensação de bexiga mal esvaziada, fluxo intermitente, esforço abdominal para a micção e jacto fraco).
 
Qualidade de vida : o IPSS, avalia também o grau de perturbação para as atividades diárias, com um questionário de qualidade de vida (QoL). Considera-se significativo, na avaliação de medidas terapêuticas, o incremento de, pelo menos, três pontos no IPSS.
 
Notúria: corresponde a acordar para urinar.
 
Poliúria: é definida por um volume urinado superior a três litros por dia.
 
Poliúria noturna: quando 33% do volume urinado nas 24 horas é efetuado durante a noite.
Voltar