O Zinco e seus benefícios para a saúde.

20-07-2021 12:28

O zinco é um mineral essencial e é usado terapeuticamente em doses mais altas por causa de sua capacidade de bloquear a absorção de cobre. Ao lado do ferro, é o mineral mais comum encontrado no corpo e está contido em todas as células.

A ingestão diária recomendada de zinco para adultos é de cerca de 15 miligramas (mg) por dia, com a ingestão média de zinco na dieta sendo de cerca de 14 a 20 mg por dia.

Idosos, pessoas com anorexia, pessoas com dietas muito restritas, pessoas que têm problemas de má absorção e sofrem de doença celíaca ou doença de Crohn e alcoólatras podem estar com deficiência de zinco. Tomar um multivitamínico, além de uma dieta saudável, pode servir para repor o zinco perdido.

O zinco é melhor absorvido quando tomado com uma refeição que contenha proteínas. As fontes mais ricas de zinco incluem carnes vermelhas; queijo; camarão, caranguejo e outros crustáceos;  leguminosas; Levedura de cerveja ;  verduras cozidas; cogumelos; ostras; aves; abóboras; tofu e grãos inteiros.

 

O Zinco, seus benefícios:

O zinco é bom para a pele. Ajuda o corpo a curar feridas. Além disso, existem evidências de que o uso de uma forma tópica de zinco junto com uma forma tópica de eritromicina (glóbulos vermelhos) pode ter vantagens na cura da acne.

O zinco tem propriedades antioxidantes e antivirais. Pode ajudar a combater os radicais livres nocivos que causam o envelhecimento prematuro, bem como o desenvolvimento de problemas crónicos de saúde, como carcinomas, doenças cardíacas, hiperplasia prostática benigna, etc.

O zinco pode tratar a doença das células falciformes, que é um distúrbio que afeta negativamente a hemoglobina, ou a molécula dos glóbulos vermelhos que facilita o transporte de oxigênio pelas células do corpo.

O zinco contribui para a sensibilidade à insulina, portanto ajuda os doentes de diabetes tio II

O zinco é fundamental para o sistema cardiovascular. Auxilia no processo de hemólise , que é a rutura dos glóbulos vermelhos, liberando assim seu conteúdo (citoplasma) no fluido circundante (por exemplo, plasma sanguíneo) e absorvendo a hemoglobina liberada. Também influencia a coagulação do sangue, o que é bom para interromper o sangramento excessivo de uma parte do corpo.

O zinco é indispensável para o sistema imunitário. Comprimidos de acetato de zinco ou gluconato podem ajudá-lo a se livrar de uma gripe mais rápido.

Há estudos que sugerem que tomar suplementos de zinco pode reduzir o risco de contrair gripes. Um estudo concluiu que idosos em uma casa de repouso que tomavam suplementos de zinco tinham menos probabilidade de desenvolver pneumonia, tinham menos prescrições de antibióticos e uso de antibióticos.

Além disso, alguns estudos mostram que as pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), mas tomam suplementos de zinco, têm menos infecções como resultado de sua doença, porque têm uma resposta imunológica melhor e ganham mais peso corporal.

O zinco é bom para o sistema endócrino. Ele fornece uma função ideal da tireoide que é a de garantir que os processos metabólicos em seu corpo estejam funcionando adequadamente.

O zinco é bom para a visão e todo o sistema ocular. Ele evita o início da degeneração macular relacionada à idade que ocorre quando a parte da retina responsável pela visão central começa a quebrar. De acordo com o Age-Related Eye Disease Study , as pessoas que atualmente sofrem de degeneração macular podem interromper a deterioração tomando betacaroteno (15 mg), vitamina C (500 mg), vitamina E (400 mg) e zinco (80 mg).

O zinco é útil ao sistema nervoso. 

 O zinco é bom para os sistemas reprodutivo (fundamental à boa saúde da próstata), muscular e esquelético.

O zinco pode ajudar a combater doenças virais como a gripe.

O zinco contribui para a sensibilidade à insulina.

 

As fontes incluem:

PubChem.NCBI.NLM.NIH.gov

UMM.edu

Voltar