O Sol e seus benefícios para a saúde

18-11-2019 18:54

Benefícios da luz solar

Os comprimentos de onda ultravioleta, do espectro visível e da onda infravermelha trazem benefícios significantes para a saúde. 

Mas então a luz solar, que inclui todos eles?  Aqui tem as respostas::

1.                 Em 1930 os cientistas descobriram que a radiação solar nos genitais masculinos aumenta a secreção de testosterona.

2.                 Ao tomar banho de sol, o acúmulo de glicogênio (energia armazenada do açúcar sanguíneo) aumenta nos músculos e no fígado, segundo estudo publicado em 1937.

3.                 Banho de sol gradualmente progressivo abaixa significantemente os níveis de colesterol e de triglicerídeos e normaliza os eletrocardiogramas, segundo estudo russo de 1966.

4.                 Pesquisa russa relatou que a hipertensão de estágio inicial melhorava com banhos de sol e exposição à luz ultravioleta.

5.                 Numa outra avaliação, trinta indivíduos com arteriosclerose tiveram o colesterol sérico medido antes e depois de um único tratamento de luz solar.  Apenas duas horas mais tarde os indivíduos estudados tiveram um decréscimo de até 13% no colesterol sérico.

6.                 Um estudo foi feito com coelhos que tomaram colesterol e foram expostos ou à luz solar ou o à luz padrão de dentro de casa.  Os coelhos que foram expostos à luz padrão de casa desenvolveram severos depósitos de colesterol em suas artérias, enquanto que os coelhos que recebiam a luz solar tinham artérias limpas com pouco ou nenhum dano arteriosclerótico – embora ambos os grupos tivessem tomado colesterol.

Então, depois de ficar mais bem informado à cerca da importância da luz solar (que é tão difamada nos dias de hoje, talvez pelos interesses da indústria de cosmética/protetores solares), aproveite o verão e garanta sua saúde!

 

Referências bibliográficas:

·     Livro Sunlight Could Save Your Life. Zane Kime, M.D.

·     Nutrition Reviews, August 1994;52(8):S15-S18.

·     B M J, July 10, 1999;319:114-116.

·     Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, 2008; 93(3): 743-749.

·     International Journal of Endocrinology.  Volume 2012 (2012)

·     PLOS One April 2, 2014

Voltar