Dicas para cuidar bem da Próstata

11-11-2019 18:32

 

Algumas dicas para conviver bem com a próstata, principalmente para quem já sofre com sintomas relacionados ao crescimento desta glândula, como jato fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, frequência de micção aumentada, urgência para urinar e dor em baixo ventre durante a micção, desempenho sexual difícil, ereções fracas ou impotência ocasional. Tecnicamente este aumento é chamado de hiperplasia da próstata.

1 - Evite o enchimento rápido da bexiga
Isso ocorre na maioria das vezes por ingestão abrupta de grandes volumes de líquidos como, por exemplo, cerveja (mais razões, clique aqui). Pelo fato da bexiga ser um músculo, sua rápida distensão faz com que sua contração perca eficiência, o que poderá originar uma micção com jato mais fraco e, em casos extremos, em retenção urinária (incapacidade de urinar).

2 - Evite longos períodos sem urinar
Segurar a urina por longos períodos pode, pela grande distensão do músculo, terminar em uma micção difícil ou até em retenção urinária. Muitas pessoas já experimentaram a desagradável sensação de uma micção deficiente, após passar longo período segurando a vontade de urinar e com um grande enchimento da bexiga, como por exemplo, em uma viagem. Isso é decorrente do estiramento das fibras musculares da bexiga que, temporariamente, diminuem a sua capacidade de contração.

3 - Evite descongestionantes nasais
A maioria desses medicamentos tem na sua composição um vasoconstritor que atua em receptores semelhantes aos que existem na cápsula da próstata e na saída da bexiga. A ativação desses receptores dificulta a saída de urina. Em jovens, esse efeito pode ser imperceptível mas, em quem já apresenta algum grau de sintoma do crescimento dapróstata, seus efeitos podem ser maiores.

4 - Cuidado com os anti-gripais
Uma boa parte desses compostos vendidos em farmácias contém substâncias semelhantes aos descongestionantes nasais e, pelo mesmo motivo, pioram a micção.
Outros medicamentos que prejudicam a próstata e a sua virilidade, clique neste link:
https://problemasnaprostata.blogspot.com/…/remedios-farmaco…

5 - Atenção com compostos e fórmulas
Compostos e fórmulas para aumentar o desempenho esportivo podem ter compostos derivados da efedrina, substância que atua nos receptores da cápsula da próstata e saída da bexiga, assim como os anti-gripais e descongestionantes nasais. 
A alimentação também é importante para a saúde diária da próstata. Evitar beber café ou bebidas com cafeína, álcool (sobretudo cerveja), leite e refrigerantes. Tudo isto é mau para a saúde da sua próstata e, também, da sua bexiga. O leite pode ajudar a desenvolver doença cancerosa, segundo estudos da faculdade de Medicina Pública de Harvard. Não fumar e fazer exercício físico também ajudará muito.
Coma os alimentos certos e corte com os maus. Para saber quais são, clique neste link: https://problemasnaprostata.blogspot.pt/search?q=alimentos

6 - Conheça a hiperplasia da próstata
Cerca de 80% dos Homens depois dos 40 anos terá que lidar com ela. Ter um urologista de confiança pode ser o primeiro passo. Conhecer a história natural deste problema ajudará a definir o momento ideal do tratamento.

7 - FAÇA PREVENÇÃO TODOS OS DIAS, PARA NUNCA SOFRER COM ESTES PROBLEMAS.
Mas atenção, a prevenção não é só do diagnóstico antecipado com os exames clínicos do médico, deve também ser diariamente, comendo os alimentos bons e tendo um estilo de vida saudável, praticando exercício físico, não fumar e mantendo o peso normal (o diâmetro da cintura deve estar abaixo dos 93 cm). Para evitar e impedir e também tratar, use o nutriterápico natural “SSP3-Forte”. 
Também é importante, para a saúde da próstata, ejacular 5 vezes por semana.

- Alimentação que trata e protege a Próstata, para ler clique neste link:
https://problemasnaprostata.blogspot.pt/…/alimentacao-que-tr…

8 - Faça check-up de saúde
Adiantar-se aos problemas muitas vezes é a melhor solução. Prevenção pelo diagnóstico antecipado com os exames clínicos receitados pelo médico: 
• Taxa de fluxo de urina.
• Exame de toque retal
• Exame de resíduo urinário para saber quanta urina permanece na bexiga depois de urinar.
• Exames de fluxo de pressão para medir a pressão na bexiga conforme urina.
• Exame de urina para verificar se há presença sangue ou infeção urinária.
• Cultura de urina para verificar se há infeção.
• Exame de PSA (antígeno prostático específico), Total e o Livre.
• Peso e Volume da próstata.
• Cistoscopia se for caso para isso.
• PCA3 (prostate câncer antigen 3 gene), se for caso para isso.

 

Voltar