Cuidados com a Próstata.

23-11-2022 16:14

Cuidados que todos os homens devem ter com a Próstata.

De acordo acordo com as estadísticas, cerca de 29% dos homens desenvolvem carcinoma na próstata. Quando se está em um estágio inicial, a doença pode não apresentar sintomas. Mas, os mais comuns são: 

  • Dificuldade de urinar (demora a começar e a terminar),
  • Diminuição da potência do jato da urina,
  • Necessidade de urinar mais vezes ao dia e, também, à noite (noctúria),
  • Ereções fracas,
  • Potência sexual diminuída,
  • Sangue na urina.

Em alguns casos, os sintomas também podem ocorrer por causa de doenças benignas como a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) ou a prostatite. A prostatite pode ser causada por bactérias ou ainda por fungos, vírus e protozoários.

Caso apareçam os sintomas descritos anteriormente, a recomendação é que o homem consulte o médico o quanto antes e, assim, inicie a realização dos exames clínicos.

Hoje, existem dois exames básicos que detetam o carcinoma da próstata:

- O exame de toque retal: O médico verifica o tamanho, a textura e a forma da próstata, introduzindo o dedo com uma luva lubrificada no reto. Este exame permite que o médico apalpe 8toque) as partes lateral e posterior da próstata, verificando se há, ou não, uma alteração no órgão.

- Exame no homem do PSA (Total e Livre), que é feito através de um exame de sangue comum. O PSA (em Português significa Antigénio Específico da Próstata) mede a quantidade da glicoproteína reproduzida pela próstata. Os níveis altos dessa proteína podem indicar se existe ou não carcinoma, mas também ajuda a constatar outras doenças benignas da próstata.

A confirmação do carcinoma de próstata só pode ser realizada através de biópsia. Onde são retirados pequenos pedaços da próstata para que sejam avaliados em laboratório (escala de Gleason).

Fatores de risco que ajudam a desenvolver doença na próstata:
· Tem mais de quarenta anos, antecedentes familiares,
· Tomou ou toma medicação para a hipertensão, para dormir, para a diabetes, para o colesterol, ou antialérgicos,  
· É inativo ou sedentário (não pratica exercício físico), tem peso e gordura a mais à volta da cintura (diâmetro superior a 94 cm),
· Bebe café, álcool, cerveja, refrigerantes, leite (e seus derivados), fuma 
· Come muitos doces, cereais.

O mês de Novembro é o mês da Próstata. Tem relevância para a conscientização dos milhões de homens no mundo afora e é extremamente importante dizer que, o homem não fica menos viril ou másculo por fazer exames à próstata. Portanto, se é homem CUIDE-SE!


 

Voltar